sáb. out 5th, 2024

Os entusiastas de automóveis em todo o mundo muitas vezes ignoram a importância de escolher a cor certa para o carro. No entanto, a sua escolha pode impactar significativamente o custo geral de propriedade. Este artigo investiga o mundo das cores dos automóveis, explorando sua popularidade e os aspectos financeiros a elas associados.

Você sabe quais são as cores de carros mais populares do mercado?

O número de apaixonados por carro é grande em todo cenário mundial. Porém, a todo momento surgem novos componentes e tendências no mercado automotivo. Uma delas são as cores dos veículos.

Muitas pessoas procuram um veículo próprio, mas não sabem que escolher as cores dos carros pode fazer toda diferença no custo final da aquisição. Sendo assim, mesmo que você encontre um aluguel de carros, é importante entender sobre o tema.

Diante disso, para você ficar por dentro de todos os detalhes sobre cores de carros, acompanhe esse artigo completo a seguir!

Quais são as cores de carros mais comuns no mundo? 

Se você parar e analisar as cores dos carros durante o trânsito próximo a sua região, vai notar a predominância de algumas cores. A maioria dos carros vistos entre as vias e rodovias são de cores brancas, pratas, cinzas e pretos.

Em alguns momentos é possível encontrar veículos de outros tons de cores, como azul, vermelho, dourado, dentre outros. 

No entanto, será que essa sensação de cores de carros corresponde de fato com a realidade da fabricação de veículos? 

Segundo a fabricante de tintas PPG, em vários continentes, os carros com as cores branca e principalmente prata são realmente os mais populares. Depois dessas tonalidades vem os carros pretos e de outras cores mais vivas, como vermelho, azul e amarelo.

Tendência de cores de carros no Brasil: variação entre estados

O Brasil é um país extenso e com gostos que variam de uma região para outra. E em relação às cores de carros não é diferente. Há uma grande variação de preferências entre os estados, com tendências de cores de carros diferentes.

Essas variações ocorrem devido a uma série de fatores. Além da questão cultural, os preços dos carros podem variar de acordo com a região que o veículo está sendo fabricado. 

Por exemplo, pense em uma situação como ocorre no Rio de Janeiro, normalmente os táxis no estado são amarelos. 

Diante disso, os valores de revenda dos veículos dessa cor sofrem com uma desvalorização mais alta. Vale destacar que esse é só um caso de tantos outros que você deve se atentar quando estiver a procura do seu veículo.

As cores de carros influenciam nos valores dos automóveis? 

Entender se as cores de carros influenciam nos valores dos veículos é uma das dúvidas de muita gente. Alguns estudos dizem que os tipos de cores do veículo não causam uma valorização tão alta e nem tão baixa, na relação entre elas.

No entanto, vale destacar que dependendo da cor de veículo que você escolher, você não vai pagar um valor alto em relação a outra cor. No entanto, caso você tenha o desejo de vender o seu veículo futuramente, você poderá perder dinheiro na revenda.

Por esse motivo, é necessário fazer uma análise antes de comprar o seu veículo. Aqui vai uma dica para você anotar: os veículos com tons mais neutros, como prata e branco, possuem uma facilidade maior na revenda.

Fora isso, você também precisa levar em consideração o cenário e a preferência no estado que vai realizar a revenda do seu veículo.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens de algumas cores de veículos

Escolher entre as cores de carros é uma das grandes dúvidas que passam pela mente de todas as pessoas que desejam comprar um veículo. 

As alternativas de cores são amplas. No entanto, muitas pessoas ainda buscam os veículos sem pensar nas vantagens e desvantagens que cada cor pode proporcionar futuramente.

Geralmente, a grande maioria dos veículos são comprados nas cores branca, preta e prata. Porém, muitas pessoas não sabem as diferenças entre elas. Você sabe qual as especificidades  e vantagens de cada cor? Acompanhe abaixo!

Carros brancos

O branco é uma cor vista com bastante frequência nas vias e rodovias de vários estados do país. Está em alta e o número de carros vendidos nessa cor só aumenta no mercado automotivo.

Essas cores sóbrias tendem a ter maior procura do público, e isso conta na hora da compra e também no momento que você pensar em revender o veículo. 

O branco, assim como os carros na cor prata, tem baixa desvalorização. Isso acaba influenciando positivamente no seu bolso.

Carros pretos

A cor preta também é vista com bastante frequência na rua, porém, não é unanimidade no gosto dos motoristas. Muitas pessoas reclamam que essa cor suja muito, mas também existem motoristas que gostam do visual de sofisticação que o carro preto proporciona. 

Carros coloridos

Os carros coloridos podem dar um pouco de trabalho no momento da revenda. No entanto, existem uma grande quantidade de pessoas que gostam dessas cores mais vivas.

Entre elas estão vermelho, amarelo, azul, laranja, dentre outras. A mais vista entre elas é o vermelho. 

Por isso, escolher entre cores de carros não é uma tarefa tão fácil. Pois essa série de opções pode deixar o motorista com uma grande dúvida. Sendo assim, uma dica é pensar na opção que agrade toda a família e se essa opção vai gerar dificuldade no momento da revenda.

Veja se o tipo de pintura também pode afetar a valorização do automóvel

Se você ainda tiver dúvidas entre as cores de carros, guarde essas informações que acompanhou até aqui. E como você viu, as cores mais neutras são as preferidas do mercado automotivo. 

Sendo assim, com o pensamento em um veículo que não sofra desvalorização, você pode pensar nas cores mais neutras. Um carro com uma cor mais neutra pode garantir uma revenda com valores mais altos do que um veículo de cores mais vivas.

Além disso, as cores mais neutras possuem maior demanda que as outras tonalidades. Consequentemente ficam mais valorizadas para revenda no mercado. Diante desses detalhes, você pode pensar em cores como: Branco, preto e principalmente o prata

Vale destacar  que a tabela Fipe, oficialmente não faz essa avaliação. Essa análise é feita pelos consumidores.

Conclusão 

Como você viu, há uma série de cores de carros para escolher na hora de comprar ou alugar um veículo. Cada uma delas vem com suas particularidades e atende as necessidades do público de cada região.

No entanto, você sabe que antes de adquirir um veículo é necessário fazer uma análise em detalhes de vários componentes. A cor é uma das principais, principalmente por causa da valorização do seu veículo em caso de venda futura. 

Sendo assim, procure com calma e pense em todos esses fatores que citamos durante o artigo. Depois que tiver certeza, adquira o seu veículo e pé na estrada!

Cores dos carros desmistificadas: o impacto nos preços e preferências

As cores dos carros desempenham um papel mais significativo no mundo automotivo do que você imagina. Este artigo mergulha no domínio das escolhas de cores dos automóveis, destacando as mais comuns a nível mundial e a sua influência nos preços dos automóveis. Quer você prefira tons neutros clássicos ou tons vibrantes, sua escolha pode afetar o valor de revenda do seu veículo. Explore as vantagens e desvantagens de várias cores de carros para tomar uma decisão informada.

Quais são as cores de carros mais comuns em todo o mundo?
Branco, prata, cinza e preto são as cores predominantes dos carros, enquanto algumas regiões também favorecem os azuis, vermelhos e amarelos.

As cores dos carros afetam significativamente os preços dos veículos?
A cor do carro pode influenciar o valor de revenda, mas o impacto varia de acordo com a cor e as tendências do mercado.

Cores neutras como prata e branco são mais vantajosas para revenda?
As cores neutras são frequentemente associadas a valores de revenda mais elevados devido ao seu apelo mais amplo.

As opções de carros coloridos, como vermelho ou azul, são menos desejáveis ​​para revenda?
As cores vibrantes podem ter um nicho de mercado, mas podem apresentar valores de revenda ligeiramente mais baixos em comparação com opções neutras.

O tipo de acabamento da pintura afeta os valores de revenda do carro?
Acabamentos foscos ou exclusivos podem atender a preferências específicas, mas podem ser difíceis de vender, afetando potencialmente os valores de revenda.

By Portal Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu Notícias. Em nosso portal você fica devidamente bem informado a todo momento sobre nossa cidade e também os demais acontecimentos da internet. Seja bem vindo, a casa é sua