sáb. out 5th, 2024

Saber o que é alinhamento e cambagem é de extrema importância para cuidar adequadamente do veículo. Apesar de serem procedimentos que possuem interesses relacionados à inclinação, eles não são iguais.

Essa semelhança de objetivo, no entanto, costuma causar bastante confusão quando os donos de carros vão buscar pelo serviço. Por isso, cabe entender como cada um dos serviços funciona a fim de entender quando buscar por eles em seu veículo!

O que é a cambagem?

A cambagem é um processo destinado para garantir que a inclinação da roda com o solo seja adequada para o melhor movimento do veículo. Caso exista uma inclinação para o lado de dentro do para-lamas, temos uma inclinação positiva. Se a inclinação estiver apontada para fora do para-lamas, teremos a inclinação negativa.

O objetivo principal da cambagem, portanto, é garantir que essa inclinação seja perpendicular. Dessa forma, o movimento das rodas serão mais estáveis na pista e, consequentemente, fará com que o deslocamento do veículo seja bem mais tranquilo ao evitar ruídos, desgastes no pneu e outros problemas capazes de comprometer a integridade do automóvel.

O que é o alinhamento?

O alinhamento, por outro lado, é o processo no qual se coloca as rodas do carro alinhadas com a suspensão dele. O objetivo dessa prática é, assim como a cambagem, garantir que a vida útil dos pneus seja prolongada o máximo possível.

Para a realização desse processo, busca-se colocar o carro com as medidas dos ângulos ideais. Eliminando as grandes diferenças, o veículo demonstrará maior estabilidade de movimento e, por conta disso, será mais seguro durante a locomoção, além de diminuir os grandes desgastes nos pneus.

Qual a diferença entre cambagem e alinhamento?

Conforme foi possível perceber, a cambagem se trata de garantir que as rodas do veículo estejam perpendiculares em relação ao plano horizontal. O alinhamento, por sua vez, tem interesse em reparar a inclinação das rodas, porém é em relação aos componentes da suspensão do carro.

Acontece que quando as rodas estão com inclinações incorretas, além delas não conseguirem executar o seu movimento de rotação apropriadamente, há menos resistência para suportar o peso do veículo. No passar do tempo, percebe-se como isso afetará o desempenho do automóvel nos diferentes deslocamentos.

Quando fazer cambagem?

Geralmente, o sinal que o veículo mais demonstra de necessitar da cambagem é o aumento do consumo de combustível. Como as rodas precisam fazer mais esforço para executar seu movimento e por o restante do carro em locomoção, há uma demanda maior de energia para que esse processo seja feito, coisa que vai ser sentida no consumo do combustível.

Outros sinais comuns de que o carro precisa da cambagem são os pneus que se mostram extremamente desgastados e constante perda da estabilidade do veículo. Vale comentar também que existem alguns modelos de veículos que não oferecem o sistema de regulação da cambagem, tópico extremamente relevante caso você receba a oferta do mecânico.

Quando fazer alinhamento?

O alinhamento, por sua vez, precisa ser realizado, assim como a cambagem, quando o carro demonstrar altos sinais de desgaste nos pneus. Uma forma de testar o alinhamento do veículo é colocá-lo em uma velocidade adequada, 30 km/h é um valor interessante, e deixá-lo deslocar em linha reta sem interferir no volante. Caso note que o carro esteja alterando de direção, cabe verificar o alinhamento.

Por fim, também é interessante realizar o alinhamento quando ocorrerem trocas de componentes da suspensão. Além de ser uma maneira de verificar se eles foram instalados corretamente, evita-se de colher problemas relacionados à inclinação das rodas com a instalação dos novos componentes.

Onde fazer alinhamento e cambagem?

Para realizar o alinhamento e a cambagem com o máximo de segurança, o melhor local é a Della Via. Além da nossa experiência no mercado com diferentes modelos de veículos, nós contamos com uma equipe de profissionais extremamente qualificados para solucionar as demais demandas de seu veículo!

No fim, nota-se como esses dois procedimentos são importantes para garantir maior segurança ao veículo e, consequentemente, evitar problemas na integridade dele. Dessa forma, é possível estender ao máximo possível a sua vida útil e impedir que o automóvel se desvalorize com o passar do tempo.

By Portal Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu Notícias. Em nosso portal você fica devidamente bem informado a todo momento sobre nossa cidade e também os demais acontecimentos da internet. Seja bem vindo, a casa é sua